Psicologia em esportes individuais e coletivos






A psicologia esportiva é uma área da ciência que lida com as emoções, os comportamentos e os pensamentos que influenciam o desempenho dos atletas. Não visa analisar o indivíduo em seu cotidiano, como outras áreas da psicologia, e sim considerar as atitudes significativas ao ambiente da prática esportiva.

Seu principal objetivo é melhorar a performance do atleta, por meio do controle das emoções e dos pensamentos prejudiciais em relação a si mesmo e aos demais membros da equipe.

As diferenças individuais referem-se tanto a traços estáveis, disposições ou características do indivíduo como idade, personalidade, ansiedade, motivação e nível de habilidade, residindo na variação dessas diferenças a explicação e predição de comportamentos de praticantes de esporte e atividade física.

Durante vários anos foram produzidos estudos que buscaram questionar se essas características individuais associadas a fatores relacionados com o esporte (aspectos da atividade) ou o ambiente social (influência do grupo) podem afetar o comportamento da prática do esporte e da atividade física, e também a adesão dos participantes. Esses estudos são fundamentais para o desenvolvimento de programas dirigidos àqueles que por opção ou obrigação fazem ou devem fazer atividades corporais de movimento.

No caso de atividades coletivas, as características do grupo (tamanho, nível de coesão, composição) e o comportamento do líder do grupo (professor, técnico ou capitão) têm sido vistos como fatores que interferem no comportamento de seus componentes. Além disso, as origens sócio-culturais de seus membros (etnia, classe social) e a natureza da estrutura do esporte em si (modalidade esportiva, organização de objetivos, apresentação da estrutura do programa) desempenham grande influência na dinâmica da equipe.

A Psicologia do Esporte tem como objetivo auxiliar técnicos e atletas a entender e solucionar suas dificuldades psicológicas e sociais, sendo uma tarefa específica do psicólogo do esporte, é ajudar emocionalmente os atletas nas fases de insegurança, treinamento e autoconhecimento, a fim de que eles possam encontrar rapidamente a sua segurança e autoconfiança, de tal forma que possam realizar suas possibilidades máximas de rendimento na competição.

Para concluir

Associe a neurociência aos seus treinos e aumente o desempenho esportivo de seus alunos. Conheça as evidências científicas mais recentes sobre neurociência, psicologia, esporte e comportamento e aprenda a superar os limites dos seus alunos de maneira simples e prática. Compreenda o quão é importante manter corpo e mente alinhados para elevar suas aulas a um novo patamar e surpreender seus alunos! Conheça o curso Neurociência e Desempenho Esportivo. Clique aqui e saiba mais

A EducaPsy é a Principal Escola Online do Mercado PSY. Agora você terá a sua disposição os melhores cursos em um só lugar. Urgências Psiquiátricas, Suicídio e Comportamento Suicida, Transtornos de Humor, Transtornos Psicóticos, Transtornos de Ansiedade, Transtornos de Personalidade, Transtornos Alimentares, entre muitos outros! Clique aqui e saiba mais!


NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .


Comente:

Psicologia em esportes individuais e coletivos Psicologia em esportes individuais e coletivos Editado por ADMIN on 06:48 Nota do Post: 5
Tecnologia do Blogger.