Torben Schmidt Grael (São Paulo, 22 de julho de 1960) é um dos principais iatistas brasileiros, com lugar de destaque no cenário internacional. Descendente de dinamarqueses, foi levado a velejar a partir dos cinco anos de idade pelo avô no barco Aileen, da extinta classe 6m, que foi o barco usado por três velejadores dinamarqueses na conquista da prata nos Jogos Olímpicos de Verão de 1912 emEstocolmo.
Começou a velejar com seu irmão Lars Grael, também medalhista olímpico, na baía da Guanabara, quando foi morar, ainda pequeno em Niterói.
Apelidado Turbina por sua forma de conduzir veleiros , colecionou cinco medalhas olímpicas sendo quatro na classe star, ouro em Atenas (2004) e Atlanta (1996), bronze nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 em Seul e em Sydney (2000) e uma na classe Soling, prata em Los Angeles (1984).
É o iatista com maior número de medalhas em olimpíadas, embora Paul Elvström tenha quatro medalhas de ouro (1948 a 1960), e seja o modelo do próprio Torben. É o brasileiro com o maior número de medalhas olímpicas. Tem também vários campeonatos mundiais, sul-americanos e brasileiros em diversas categorias. Seu parceiro nos jogos olímpicos costumava ser o proeiro Marcelo Ferreira.
Em outubro de 2007 Torben anunciou que não competiria nos jogos de Pequim, dedicando-se apenas à vela oceânica.
NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Comente:
Ídolos do Esporte #9 Torben Grael
Editado por Dani Souto
on
11:24
Nota do Post: