O futsal e o futebol são esportes que têm muita proximidade, com ações técnicas (fundamentos) semelhantes. Apesar de algumas diferenças quanto à especificidade de sua aplicação em situação real de jogo, os fundamentos do futebol e do futsal são o passe, o drible, o chute, o cabeceio, o desarme e o domínio/controle de bola com diferentes partes do corpo.
Uma característica importante dos fundamentos técnicos é a relativa precisão com que os mesmos devem ser executados e a consequente dependência de uma adequada capacidade de organização e controle do movimento. Considerando que o sistema nervoso central (SNC) está diretamente relacionado com a capacidade de organização e controle do movimento (coordenação motora), é possível afirmar que, durante a adolescência, o treinamento e aperfeiçoamento da técnica deve ocupar um lugar de destaque nas aulas.
A execução de determinada ação está diretamente ligada à necessidade do jogo. É difícil prever seu resultado sem considerar o jogo em si, fato que exige um forte envolvimento cognitivo durante a execução dos fundamentos. A tomada de decisão em situação real de jogo não acontece de modo separado. Assim, não basta identificar qual a "melhor" solução, mas sim a solução mais adequada para as características do executante. Por exemplo, caso o executante não saiba realizar um drible, essa não seria a melhor decisão, mesmo que no contexto do jogo fosse a opção mais adequada. Portanto, o processo de tomada de decisão deve ser visto como uma manifestação da interação entre os aspectos individuais e as condições situacionais do jogo.
Essa característica do futebol e do futsal dificulta um maior entendimento dos fatores relacionados ao desempenho nos jogos, pois é possível que o(a) jogador(a) compense uma eventual deficiência técnica com uma grande eficiência no processamento cognitivo de tomada de decisão.
Ao mesmo tempo, a interação de diversas variáveis dificulta um prognóstico do desempenho a partir de medidas isoladas de capacidade técnica.
O futebol e o futsal são modalidades coletivas que se caracterizam pela necessidade de execução de ações motoras em um contexto (jogo) de elevada instabilidade e imprevisibilidade, ou seja, são modalidades que exigem a execução de habilidades motoras abertas. As ações técnicas (fundamentos) devem ocorrer em função das requisições momentâneas do jogo. Sendo assim, isoladamente, os diferentes fundamentos não são capazes de predizer a capacidade de desempenho, pois existe uma interação entre as ações motoras (com e sem bola) coletivas e individuais e o sistema de jogo.
NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Comente:
Futebol e Futsal têm ações técnicas bem semelhantes
Editado por Dani Souto EF
on
06:35
Nota do Post: