Principais Regras e Dimensões da Quadra de Futsal







O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do Futebol de campo para as quadras.
   
Apesar de ser quase a mesma coisa que Futebol em termos de fundamento, o Futsal possui regras totalmente diferentes. E são raros os atletas que se conseguem jogar com a mesma eficiência nas duas modalidades. Vamos falar neste post sobre as principais regras e sobre as dimensões da quadra, que diferencia o futsal do futebol:

Número de atletas

Cada time de futsal pode ter 5 jogadores em quadra, sendo que um deles deve ser o goleiro, e até 9 no banco de reservas. As trocas são ilimitadas, entretanto, caso uma das equipes fique com menos de 3 atletas, a partida deve ser interrompida e a vitória é dada ao adversário.

As medidas da quadra

As medidas mínimas da quadra para jogos adultos nacionais são de 38 metros de comprimento por 18 metros de largura. Já nas disputas internacionais, o mínimo é 38 m x 20 m e o máximo 42 m x 25 m.

Tempo de partida

A partida é dividida em dois tempos de 20 minutos de duração cada um. Após o final da primeira etapa há um intervalo de 10 minutos e os times devem trocar de lado ao retornar à quadra.

Faltas

A falta ocorre sempre que um jogador praticar um ato que seja contra as regras. Quando isso acontecer, a equipe adversária ganha a possibilidade de cobrá-la, que pode ser um lance livre direto, um lance livre indireto ou uma penalidade máxima.

Lance livre indireto

O atleta que cobra o tiro livre indireto deve, necessariamente, realizar um passe durante a cobrança, não podendo a bola entrar direto no gol sem encostar em outro jogador.

As infrações que ocasionam esse tipo de cobrança são:

permanecer com a bola por um tempo maior que 4 segundos;
tentar ou retirar a bola das mãos do goleiro;
manter a bola presa;
impedir que o goleiro reponha a bola em jogo ou a lance com as mãos;
retardar a partida;
tentar enganar o adversário.

Lance livre direto

A cobrança direta, como o próprio nome sugere, permite ao jogador chutar direto ao gol. Esse tipo de falta é marcado nas seguintes situações:

em uma conduta antidesportiva, como chutar, empurrar, agredir ou derrubar o adversário;
ao oferecer perigo a outro jogador;
ao realizar algum gesto desleal.

Penalidade máxima

As faltas que acontecem dentro da área são chamadas de pênalti. Assim como no futebol de campo, o atleta deve realizar a cobrança posicionando a bola no lugar indicado, e todos os outros jogadores presentes em quadra, com exceção do goleiro, devem permanecer atrás da linha da bola.


DIMENSÕES

A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento de 40 metros e largura de 20 metros.
As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar afastadas 2 (dois) metros de qualquer obstáculo (rede de proteção, tela, grade ou parede).

A MARCAÇÃO DA QUADRA

Todas as linhas demarcatórias da quadra deverão ser bem visíveis, com 8 (oito) centímetros de largura.
• As linhas limítrofes de maior comprimento denominam-se linhas laterais e as de menor comprimento linhas de meta.
• Na metade da quadra será traçada uma linha divisória, de uma extremidade a outra das linhas laterais, equidistantes às linhas de meta.
• O centro da quadra será demarcado por um pequeno círculo com 10 (dez) centímetros de raio.
• Ao redor do pequeno círculo será fixado o círculo central da quadra com um raio de 3 (três) metros.
• Nos quatro cantos da quadra, no encontro das linhas laterais com as linhas de meta serão demarcados ¼ (um quarto) de círculo com 25 centímetros de raio de onde serão cobrados os arremessos de canto. O raio de 25 centímetros partirá do vértice externo do ângulo formado pelas linhas lateral e de meta até o extremo externo da nova linha.
• As linhas demarcatórias integram e pertencem à quadra de jogo.

ÁREA DE META

Nas quadras, em cada extremidade da quadra, a 6 (seis) metros de distância de cada poste de meta haverá um semicírculo perpendicular à linha de meta que se estenderá ao interior da quadra com um raio de 6 (seis) metros. A parte superior deste semicírculo será uma linha reta de 3,16 (três metros e dezesseis centímetros), paralela a linha de meta, entre os postes. A superfície dentro deste semicírculo denomina-se área de meta. As linhas demarcatórias fazem parte da área de meta.

PENALIDADE MÁXIMA

A distância de 6 (seis) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta e assinalada por um pequeno círculo de 10 (dez) centímetros de raio, serão marcados os respectivos sinais de penalidade máxima.

TIRO LIVRE SEM BARREIRA

A distância de 10 (dez) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta, serão marcados o respectivos sinais, de onde serão cobrados os tiros livres sem barreira, nas hipóteses previstas nestas regras. A distância de 5 (cinco) metros do ponto central da meta em ângulo reto com a linha de meta, deverá ser marcado com uma linha tracejada de 60 (sessenta) centímetros, paralela a linha de meta, para demarcar a distância mínima em que o goleiro poderá ficar na cobrança dos tiros livres sem barreira.

ZONA DE SUBSTITUIÇÕES

É o espaço determinado na linha lateral, do lado onde se encontra a mesa de anotações e cronometragem, iniciando-se a uma distância de 5 (cinco) metros para cada lado partindo da linha divisória do meio da quadra. Para cada zona haverá um espaço de 5 (cinco) metros identificados com linhas de 80 (oitenta) centímetros, ficando 40 (quarenta) centímetros no interior da quadra e 40 (quarenta) centímetros para fora da quadra. Por entre estas linhas de 80 (oitenta) centímetros os atletas deverão entrar e sair da quadra por ocasião das substituições. O espaço a frente da mesa do anotador e cronometrista com 5 (cinco) metros de cada lado da linha divisória do meio da quadra deverá permanecer livre.

METAS

No meio de cada área e sobre a linha de meta serão colocadas as metas, formadas por dois postes verticais separados em 3 (três) metros entre eles (medida interior) e ligados por um travessão horizontal cuja medida livre interior estará a 2 (dois) metros do solo.
• A largura e espessura dos postes e do travessão serão de 8 (oito) centímetros e quando roliços terão o diâmetro de 8 (oito) centímetros.
• Os postes e travessão, poderão ser confeccionados em madeira, plástico, ferro ou material similar e pintados de cor contrastante com o fundo da quadra, de preferência que não sejam fixados ao solo. Os postes e travessão deverão ter a mesma largura e espessura.
• Serão colocadas redes por trás das metas e obrigatoriamente presas aos postes, travessão e ao solo. Deverão estar convenientemente sustentadas e colocadas de modo a não perturbar ou dificultar a ação do goleiro. As redes serão de corda, em material resistente e malhas de pequena abertura para não permitir a passagem da bola. As metas não devem possuir ferro ligando o travessão ao suporte de sustentação.

CONSTRUÇÃO

O seu piso deverá ser construído de madeira, material sintético ou cimento, rigorosamente nivelado, sem declives, nem depressões, prevenindo escorregões e acidentes.

LOCAL PARA O REPRESENTANTE

As quadras deverão dispor, obrigatoriamente, em lugar central e inteiramente inacessível aos assistentes, de mesa e cadeiras para que o representante da entidade, o anotador e o cronometrista possam exercer com segurança e tranqüilidade suas funções.

 LOCAL PARA OS ATLETAS RESERVAS E COMISSÃO TÉCNICA

As quadras deverão dispor de dois locais privativos e adequados, situados a margem das linhas laterais ou de meta, inacessível aos assistentes, onde ficarão sentados os atletas reservas que não estejam em aquecimento, técnico ou treinador, massagista ou atendente, médico ou fisioterapeuta e preparador físico das equipes disputantes. A localização dos bancos de reservas deverá ser do mesmo lado da mesa de anotações e da zona de substituições e cada equipe ficará ocupando o banco colocado ao lado da meia quadra onde a equipe está defendendo e guardará, obrigatoriamente uma distância nunca inferior a 5 (cinco) metros de cada lado da mesa. Quando colocados junto a linha de meta, não deverão permanecer entre os postes e a marcação dos 5 (cinco) metros da linha lateral.

PLACAR OU MOSTRADOR E CRONÔMETRO ELETRÔNICO

As quadras possuirão, obrigatoriamente, em perfeitas condições de uso e visibilidade para o público, atletas, membros da comissão técnica e para a equipe da arbitragem, placar ou mostrador onde serão afixados ou indicados os tentos da partida e o cronômetro eletrônico para controle do tempo de jogo.

Para finalizar, para você ter um bom treinamento de futsal, você precisa conhecer o "Futsal - Da Formação ao Alto Rendimento - Métodos e Processos do Treinamento".  O Futsal possui características próprias e uma vasta combinação de valências físicas e motoras, é rico em gestuais específicos e visa principalmente sua aplicação em grande velocidade, além, é claro, da necessidade de desenvolvimento individual para atuar em mais de uma posição em jogo. Este livro irá lhe fazer compreender muitos destes processos e melhorar sua visão em relação ao Futsal. Clique aqui e saiba mais!

NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .


Comente:

Principais Regras e Dimensões da Quadra de Futsal Principais Regras e Dimensões da Quadra de Futsal Editado por ADMIN on 07:59 Nota do Post: 5
Tecnologia do Blogger.