Exercícios para treinos em aulas de Futebol







O planejamento de um treino de futebol  é uma maneira de inferirmos na realidade. Seu pressuposto fundamental é a necessidade de mudança. É para o professor, um caminho de elaboração teórica, de produção de teoria, de sua teoria e da sua práxis. É uma ferramenta importantíssima para o professor interferir em sua realidade, transformando-a na medida em que busca re-significar, orientar e dinamizar seu trabalho.

1. Treino de domínio

Divida o time em duplas e coloque-as de frente para uma parede. Peça a um jogador para chutar a bola em direção à parede, e informe ao outro colega que ele deve dominá-la e devolvê-la. É permitido dar dois toques na bola: um para dominar e o outro para chutar novamente em direção à parede.

Caso não tenha uma parede disponível para o exercício, é possível adaptá-lo fazendo com que cada jogador passe a bola diretamente ao seu colega. Para aumentar o nível de dificuldade, eleja partes do corpo para realizar o domínio: primeiro só vale de cabeça e posteriormente peito, coxa e pé.

2. Treino de condução

Separe a equipe em duas colunas e posicione-as de maneira que fique uma em cada ponta da área. Dentro da área, espalhe cones. A atividade consiste em conduzir a bola por entre os cones até chegar à coluna que está do outro lado, entregando a bola para o próximo jogador fazer o caminho inverso.

Após um tempo de treinamento, é interessante formar mais do que duas colunas e criar uma competição entre os atletas para ver qual coluna termina o exercício primeiro. Essas variações nas atividades contribuem para deixar as crianças mais entretidas e motivadas.

3. Treino de passe

Durante o treino, o treinador pode determinar que os jogadores deem apenas um toque na bola durante a partida. Para facilitar o aprendizado, divida a equipe em pequenos times e diminua o tamanho do campo.

Conforme a habilidade vai sendo aprimorada, aumente o espaço e o número de jogadores até que todos estejam participando da atividade. Gradualmente, aumente o número de toques na bola.

Uma maneira interessante de incentivar as crianças é aumentar o número de passes conforme a equipe vai marcando gols. Ou seja, quando o time faz um gol, passa a poder dar dois toques na bola e assim sucessivamente.

4. Treino de chute

Faça uma fileira com todos os atletas em um dos lados do campo frente à linha da área e posicione um jogador na marca do pênalti. O primeiro atleta da fileira deve fazer um passe para o jogador que estará posicionado na marca do pênalti, que dominará a bola e devolverá para o colega realizar um chute a gol.

O atleta que chutou fica posicionado na marca do pênalti para fazer o domínio para o próximo colega, e o que estava posicionado ali anteriormente vai para o final da fila.

Essa atividade é muito interessante pois, mesmo que a finalidade principal seja o chute, ela trabalha outros dois fundamentos ao mesmo tempo: o passe e o domínio.

5. Treino de cabeceio

Para desenvolver o fundamento do cabeceio, forme duplas entre os jogadores e determine que eles troquem passes de cabeça, sem deixar a bola cair ao chão. Para estimular os atletas, faça competições entre as duplas para ver qual jogador deixa a bola cair por último.

Outro treino interessante é modificar o jogo conhecido como "três dentro e três fora", em que só vale gol de dentro da área. Nesse caso, separe a equipe em grupos de três times e estabeleça que, para marcar gol, o atleta terá que, obrigatoriamente, fazê-lo de cabeça.

6. Treino de marcação

Nessa atividade, divida o time em pequenos grupos, que podem variar de quatro a seis jogadores. Determine um espaço pequeno para que cada grupo possa jogar.

O treino consiste em metade do grupo marcar e a outra metade defender. Para marcar ponto, o time precisa ficar com a posse da bola durante um minuto. Quando a equipe perde a bola, zera o cronômetro e o outro time passa a atacar.

7. Treino de drible

Separe o time em duas equipes e posicione uma em cada linha da lateral. Deixe a bola exatamente à mesma distância dos dois lados e numere os jogadores. Ao chamar um número, os dois atletas que correspondem a ele devem sair correndo em direção à bola, sendo que o primeiro a alcançá-la será o atacante e o outro o defensor. O objetivo de quem está atacando é driblar o defensor e fazer o gol. Este é um bom exercício para colocar em seu plano de treino no futebol.

8. Treino tático

Na infância, o treino tático deve ser passado de maneira mais leve, para não entediar as crianças. A regra é: quanto mais jovem, menos teoria e mais prática.

Para facilitar, elaboramos um pequeno guia de treinamento tático por idade:

Entre cinco e sete anos: o jogo se dá sem posicionamento definido. Procure explicar apenas divisões básicas do campo em ataque, meio e defesa.
Entre oito e 10 anos: comece a introduzir as posições do futebol em forma de rodízio, para que todas as crianças possam experimentar todas as posições.
Entre 11 e 13 anos: o aluno já definiu em qual posição prefere jogar e, provavelmente, terá desenvolvido habilidades que o coloque como destaque em alguma posição. Ao completar 14 anos, já estão liberados treinos táticos mais teóricos e com posições bem definidas.

9. Treino de velocidade

Escolha a raposa e o esquilo. Em seguida, peça que as outras crianças formem pares e segurem as mãos, ficando uma em frente à outra. Os braços devem estar erguidos. As crianças com os braços erguidos são denominados árvores e são distribuídos no campo. A raposa deve correr atrás do esquilo e tentar apanhá-lo. Para fugir, o esquilo pode se esconder em uma árvore. Após encontrar o esconderijo, a pessoa de frente para as costas do esquilo toma o seu lugar. O treino termina quando cada membro da equipe já tiver sido a raposa ou o esquilo.

10. Treino de recreação

Os clubes de futebol terminam a semana com esse treinamento. Os atletas jogam em uma posição diferente da sua origem, ou seja: o goleiro joga no ataque ou o lateral na defesa. Há situações em que os membros da comissão técnica participam da atividade, que tem como missão deixar o "ambiente" mais descontraído para a próxima partida. O ideal é dedicar 20 minutos para essa atividade.

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