Como ser um bom técnico de Voleibol?






Um bom técnico de voleibol não deve se preocupar apenas com o desenvolvimento técnico de seus atletas, mas também com seu bem-estar psicológico.

O importante na prática do voleibol é que os atletas se divirtam, mesmo que as execuções dos fundamentos não saiam corretas. O técnico tira a diversão do voleibol, ele tira os atletas do esporte.

Assim, o bom técnico de voleibol deve ter como objetivos em seus treinamentos a diversão: fazer com que seus jogadores gostem de praticar a modalidade; o desenvolvimento: a aprendizagem das regras e habilidades exigidas no esporte e a vitória, respectivamente.

Um aspecto importante no treinamento de voleibol é a valorização dada aos atletas. Um bom técnico deve permitir que todos atletas participem das atividades do treino e dos jogos da sua equipe.

É muito importante que os técnicos permitam a todos os seus jovens atletas participarem. Cada jovem ? menino ou menina, baixo ou alto, normal ou deficiente, habilidoso ou não deve ter uma oportunidade para desenvolver suas habilidades e se divertir. O desafio e o prazer do esporte são experimentados através do contínuo esforço para vencer e não através da vitória em si.

image.png

Técnicos que permitem a todos os seus jogadores participarem e desenvolverem suas habilidades, ao final, alcançarão o topo.

Além disso, um bom técnico deve fornecer aos seus atletas feedbacks positivos, ou seja, motivá-los para que busquem o aprendizado de novas habilidades e para que voltem a executar corretamente as habilidades já aprendidas. Um técnico deve ter muito cuidado com as palavras que diz e gestos que faz aos seus atletas para não desanimá-los. Nenhum atleta que está conhecendo e começando a praticar o voleibol sente-se à vontade para jogar tendo um técnico que se irrita por erros de execução.

Um bom técnico deve também mostrar aos seus atletas que o esporte pode influenciar no caráter de um indivíduo. Ele deve "modelar" seus comportamentos a fim de que seus atletas os copiem.

Por isso, um bom técnico deve ter boa formação moral, ser trabalhador, possuir claro sentido de justiça e relacionamento leal com todos (jogadores, auxiliares, dirigentes e árbitros).  Para um bom desenvolvimento dos jogadores, o técnico deve ter condições físicas, presença e preparo físico mínimo para o trabalho de treinamento deve ser um exemplo.

O treinamento de voleibol de alto rendimento prioriza a competição, a vitória, o troféu, a medalha, o podium etc. Mas o treinamento de voleibol como uma forma de atividade física objetivando a saúde deve priorizar a diversão de seus praticantes.

O bom técnico de voleibol deve dar bons exemplos de comportamento, permitir a participação e valorizar todos os esforços de seus atletas. O bom técnico faz com que seus atletas tenham, no futuro, caráter e bons relacionamentos através de boas experiências que tiveram no esporte.

Você já deve ter percebido que hoje em dia não podemos mais treinar os jogadores como fomos treinados em épocas anteriores, pois o comportamento dos alunos mudou e quem quer trabalhar com a modalidade de voleibol tem que aperfeiçoar-se além da formação acadêmica.

O ebook Trabalhe com Voleibol Educacional vai ensinar com conteúdos específicos para que o professor aprenda a dar aulas de Voleibol com segurança e eficácia. Clique aqui e saiba mais!



NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .


Comente:

Como ser um bom técnico de Voleibol? Como ser um bom técnico de Voleibol? Editado por Dani Souto EF on 10:02 Nota do Post: 5
Tecnologia do Blogger.