A minha experiência como professora mostra que a melhor forma da criança aprender é na brincadeira. Com o Voleibol, não seria diferente. A gente tem que ensinar os fundamentos, tem que ensinar a dinâmica do jogo, as regras mas se conseguirmos aliar isso na metodologia, com certeza teremos um resultado bem melhor.
Na iniciação do Voleibol, tem uma metodologia que é excelente para ensinar o voleibol de uma maneira adaptada, com brincadeiras e com ludicidade: o mini voleibol.
A exploração do caráter lúdico do minivoleibol desenvolve o aluno de forma natural e progressiva, promovendo uma preparação suficiente para a aprendizagem sem que o aluno perceba, evitando uma ansiedade que prejudicaria o seu desenvolvimento e mantendo seu estímulo e interesse pelo esporte.
Como sugestão, devemos fazer com que a criança se familiarize com a bola, a quadra e a rede. As posturas básicas e os deslocamentos também devem ser explorados. Pequenos jogos de segurar, arremessar e rolar bolas diferentes (plástico, voleibol, basquete, borracha, etc.) ajudam no desenvolvimento das capacidades motoras visadas. Todas essas atividades podem ser realizadas sem que o aluno tenha que, necessariamente, jogar voleibol.
Jogos de voleibol adaptados de 1 x 1 ou 2 x 2 também são produtivos. A criança já pode ser estimulada para ter noções elementares de domínio de bola. A partir deste, são introduzidos de forma simples e gradativa o toque, a manchete e o saque por baixo. São passadas movimentações decorrentes das situações apresentadas no jogo, posicionamento na quadra, observação do adversário e cooperação com o colega
O minivoleibol preconiza que o aprendizado deve acontecer através das diversas manifestações do jogo. A partir deste, o professor deverá corrigir a execução dos fundamentos. A forma recreativa das atividades deve ser aliada a informações que ajudem à execução dos exercícios propostos. Essas informações devem ser simples, de forma que não confundam nem inibam a atuação do aluno
Para o professor que trabalha com iniciação de Voleibol, é essencial usar essa metodologia em suas aulas. Se quiser saber mais sobre esse método para estudá-lo para aplicar nas suas aulas rapidamente, recomendo o curso de Mini Voleibol do Esporte Educacional. É um guia bem legal de aplicação e que você consegue várias informações bacanas sobre o método.
NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Comente:
Iniciação do Voleibol através do Mini Voleibol
Editado por Dani Souto EF
on
07:05
Nota do Post: