Quando a gente pensa em Esporte Educacional, é dificil imaginar alunos lesionados, machucados que geralmente acontece no esporte performance. Porém, o professor de Educação Fìsica precisa saber a função do fisioterapeuta desportivo.
A fisioterapia desportiva é uma técnica que busca prevenir e recuperar os acidentes ligados à prática de esportes, além de potencializar a resistência muscular e a força de um indivíduo. Assim, é um procedimento indicado para todas as idades, pois busca sempre o melhor atendimento ao paciente, dando total atenção às lesões e à melhora do condicionamento físico.
Além disso, ela auxilia na prevenção do retorno das lesões e de outras contusões decorrentes delas, tais como:
luxações;
lesões em ligamentos;
tendinites;
entorse;
fraturas.
Um fisioterapeuta esportivo dispõe de diversos recursos para realizar o tratamento dos seus pacientes, variando de acordo com o local lesionado, o tipo da lesão e até mesmo considerando as necessidades de cada atleta de acordo com a modalidade que pratica. Alguns dos tratamentos mais usados são:
• Terapia manual;
• Massoterapia;
• Eletroterapia;
• Treino funcional;
• Bandagem funcional;
• Musculação;
• Pilates.
Para o esporte educacional, o fisioterapeuta pode ajudar na recuperação de uma criança/adolescente que tenha um problema postural que esteja atrapalhando na aula de Educação Física.
É sempre importante o professor de educação física ter atenção ao que seus alunos apresentam,
NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Comente:
Fisioterapia desportiva em crianças e adolescentes
Editado por Dani Souto EF
on
06:26
Nota do Post: