[
Saque da direita. Corrida para a esquerda para rebater uma bola. Subida na rede para defender. Bola no contrapé e volta ao fundo da quadra para devolver a bola. Tudo isso em menos de cinco segundos. Cansou? A agilidade e o movimento constante de todos os membros faz com que o tênis seja um dos esportes mais completos.
Sem dúvida, a prática do tenis de quadra vale por várias outras. Um atleta profissional precisa de toda uma preparação especial, como a musculação. No entanto, para um jogador comum o tênis é suficiente como atividade física. Não precisa correr, caminhar, levantar pesos... mais nada.
O estilo característico do jogo estimula tanto o uso da capacidade aeróbica (com exercícios que geram energia a partir do oxigênio) quanto da anaeróbica (com exercícios em que os tecidos do corpo geram energia). Cerca de 80% dos pontos duram de 20 a 30 segundos, exigindo da parte anaeróbica. Ao mesmo tempo, o tempo de um jogo inteiro estimula a capacidade aeróbica.
Além disso, é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de várias idades, desde que o tenista respeite os limites físicos da sua fase etária, pode jogar até a terceira idade.
Mas é importante tomar cuidado para evitar lesões. As mais comuns nos tenistas profissionais são as sobrecargas de ombro e coluna. Entre os amadores, a tendinite do cotovelo é mais frequente.
Assim como nos demais exercícios físicos, uma dica para evitar lesões é fazer um aquecimento antes de começar a atividade. O atleta pode realizar breves corridas ou dar saltos. Também é fundamental se alongar antes e depois de jogar. Com essa combinação, o corpo estará equilibrado para a prática do tênis.
Também é importante se proteger do sol, com o uso de creme protetor, bonés e roupas claras. O excesso de transpiração pode provocar perda de muito líquido, causando cãibras e desgaste muscular.
Equipamento básico
Três itens são ao mesmo tempo básicos e indispensáveis para praticar tênis: bolas, raquetes e calçados. O tradicional tubo com três bolas pode ser encontrado em lojas de material esportivo a partir de R$ 10.
A raquete é vendida em tamanhos variados, de forma a se adequar ao estilo de jogo de cada tenista. Como não existe restrição de peso para o artigo, o atleta pode optar por materiais mais caros, como titânio e carbono, ou mais baratos, como plástico e alumínio. Os preços variam conforme a marca e o material, mas é possível encontrar raquetes para iniciantes a partir de R$ 100.
Procure usar raquetes adequadas ao seu tipo de jogo. Quem gosta de bater forte na bola não deve jogar com um modelo muito leve, com menos de 290 gramas, para evitar impactos mais forte no ombro e cotovelo.
O atleta também pode escolher os calçados segundo sua preferência. Os tênis mais indicados, recomenda o ortopedista, são os que possuem solado de borracha.
Esporte mais democrático
Não dá mais para engolir a ideia de que o tênis é um esporte "de elite", como afirmam alguns comentaristas esportivos. Certamente, há uma falta de um plano para torná-lo mais democrático. Nem as conquistas de brasileiros como Maria Esther Bueno (vencedora de sete Grand Slams nos anos 50 e 60) e Gustavo Kuerten mudaram essa realidade. Houve o aumento do interesse das pessoas pelo jogo de tênis, mas elas não encontram lugares adequados às suas possibilidades para experimentar o jogo
A comparação com a popularidade de outras modalidades "é desleal". O futebol pode ser jogado em quase todo lugar, enquanto o tênis precisa de uma quadra com as medidas mínimas recomendadas. Com um número baixo de quadras públicas, os interessados em praticar tênis geralmente têm de procurar clubes privados.
Publicado em 11/04/12 e revisado em 26/04/20
NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Comente:
Tênis de Quadra é um esporte completo
Editado por ADMIN
on
10:28
Nota do Post: