Variedade de experiências na Iniciação Esportiva








Uma boa parte dos professores de educação física, seja na escola ou em escolinhas, lidam com a iniciação esportiva de crianças e adolescentes. Não se pode ignorar que há uma crescente importância social do fenômeno esportivo com a influência da mídia e do acentuado aumento na oferta de competições num quadro esportivo cada vez mais especializado, o que consequentemente, passou a definir novas exigências no domínio da preparação, de modo a estimular especializações cada vez mais precoces.

O professor que trabalha com essa área precsa saber da importância da variedade de experiências na fase de iniciação, principalmente para ampliar o acervo motor e estar apta a escolher uma modalidade para praticar de forma duradoura.

A iniciação esportiva pode ser definida como o momento em que o jovem ou a criança começa a prática sistemática de um ou mais esportes. Podemos observar nas Literaturas, que existem diversas opiniões sobre o momento ideal para este começo.


A iniciação esportiva deve possibilitar estímulos diversificados, motivadores e prazerosos para os jovens, deve-se tomar cuidado com situações em que o aluno se sinta constrangido ou decepcionado, pois situações desfavoráveis durante a iniciação esportiva podem acarretar traumas para o resto da vida de um Jovem. Dependendo do primeiro contato, um simples empurrão na piscina, por exemplo, pode levar a traumas, assim como uma base motora construída satisfatoriamente pode gerar segurança.

Porém, para que os benefícios aconteçam, esta tem que ser realizada levando em consideração a fase de desenvolvimento do iniciante, pois se deve respeitar a necessidade de experiências para a maturação somática e ainda tomar cuidado com traumas e/ou impactos longitudinais nos membros da criança que está em crescimento.

Para ficar atentos a essa fase de desenvlvimento, colocarei abaixo as fases do desenvolvimento motor

A primeira é a fase motora reflexiva, compreendida desde o período fetal até os quatro meses de vida. Esta fase é caracterizada por movimentos realizados involuntariamente.

A segunda é denominada fase motora rudimentar, compreendida do nascimento até dois anos de idade. Nesta fase começam a aparecer as primeiras formas de movimentos voluntários. Esses movimentos rudimentares são determinados de forma maturacional e caracterizam-se por uma sequência de aparecimento altamente previsível.

A terceira é chamada de fase motora fundamental, compreendida entre os dois a sete anos de idade. Esta fase do desenvolvimento motor está dividida em três estágios: inicial, elementar e maduro. A fase motora fundamental representa um período no qual as crianças pequenas estão ativamente envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos. Estão obtendo crescente controle para desempenhar movimentos discretos, em série e contínuos, como fica evidenciado por sua habilidade em aceitar alterações nas exigências das tarefas.

A quarta é chamada fase motora especializada. Nesta fase o movimento torna‑se uma ferramenta que se aplica a muitas atividades motoras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos objetivos esportivos. Esse é um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigentes.


É importante ressaltar que cada fase do desenvolvimento infantil tem suas próprias características, e que é fundamental que toda criança passe por todas as fases pertinentes ao desenvolvimento infantil, cada uma em seu tempo de aprendizagem. A queima precoce de etapas poderá ser prejudicial e irreversível, ocasionando danos ao desenvolvimento integral de uma criança.

Um dos problemas mais ocasionados na iniciação esportiva sem dúvida é a especialização precoce. A especialização desportiva precoce define a prática intensa, sistematizada e regular de crianças e jovens antes das idades consideradas normais. Dessa maneira está implícito que a especialização precoce refere-se ao resultado da aplicação de sistemas de treino não adequados ou a utilização dos sistemas de treino dos adultos com crianças ou jovens.

A iniciação da criança nas atividades esportivas deve ser observada com muito critério e muito cuidado, para que a prática esportiva não valorize apenas os resultados atléticos, desconsiderando os fatores educacionais advindos da prática esportiva.

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Variedade de experiências na Iniciação Esportiva Variedade de experiências na Iniciação Esportiva Editado por Dani Souto EF on 10:18 Nota do Post: 5
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