Tecnicamente o(a) goleiro(a) deve ter agilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e um ótimo tempo de reação. Ter habilidade com as mãos e com os pés, saber realizar queda, rolamento, lançamento, passe e chute.
Taticamente podemos dizer que o(a) goleiro(a) é o ponto de equilíbrio de uma equipe, tendo que ter total entrosamento com todos os jogadores, ter reposição rápida de bola, armação de jogadas e estar completamente ligado em toda movimentação tática da equipe.
A função do Goleiro Linha
Para exercer a função de goleiro linha, é necessário que o jogador tenha poder de decisão, uma leitura de jogo diferenciada e tranquilidade nas suas ações, pois quando a jogada for colocada em prática, ela poderá alterar o andamento da partida.
O Goleiro Linha é o goleiro que assume a função de jogador de linha quando sua equipe está com a posse de bola. Pode ser o próprio goleiro que passa a jogar como um jogador de linha ou um jogador de linha que substitui o goleiro.
O goleiro linha geralmente é utilizado quando a equipe está em desvantagem no placar ou quando precisa da vitória. O Goleiro linha tem a função de ser um jogador a mais para efetuar as jogadas, então consequentemente o gol fica vazio. A equipe deve ter muita paciência com a posse da bola, trocando passes de forma segura e com precisão, um erro de passe durante a utilização do goleiro linha pode gerar contra ataque para o adversário que quase sempre são convertidos em gols, pois a quadra defensiva está totalmente aberta.
NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .