Sabemos que a prática é fundamental para o aprimoramento de técnicas relevantes, mas, além disso, o treinamento auxilia o atleta no desenvolvimento ideal de posicionamento e movimentação.
A defesa propriamente dita é o momento onde o goleiro entra em contato com a bola. O atleta deve hierarquizar algumas regras para o sucesso deste procedimento, conforme descrito abaixo.
Evitar o gol.
Recuperar a bola.
Opor a trajetória da bola a maior superfície corporal possível.
Segurar a bola ao invés de controlá-la.
Controlar a bola ao invés de espalmá-la.
Espalmar a bola ao invés de rebatê-la.
Usar as duas mãos sempre que possível.
Conservar os apoios ao invés de saltar.
Preparar-se para ação é organizar, sincronizar as fases da defesa.
Estar atento à antecipação mental.
Observar os deslocamentos dos atacantes para tentar prever o tipo de arremate que será utilizado.
Observar a trajetória dos ombros do atacante após a bola ter ultrapassado a sua linha de ombros.
O modo como os treinos são aplicados pode mudar de acordo com a necessidade da equipe/atleta, porém, independentemente disso, existem técnicas que devem ser trabalhadas sempre, pois são princípios básicos para um goleiro de handebol, como a defesa.
Defesa Y
Consiste na saída do goleiro com a perna de apoio no solo, enquanto a outra deve ser lançada junto dos braços na direção da bola, formando, aparentemente, a letra Y.
Defesa X
Essa técnica costuma ser utilizada nas situações em que o atacante está cara a cara com o goleiro. O intuito dessa defesa é abafar o lance do adversário, fechando os principais ângulos do gol. O movimento consiste em pular com os dois pés juntos, afastando as pernas no ar e o mesmo deve ser feito com os braços, formando assim a letra X.
Meia altura
Costuma ser adotada para jogadas em que a bola já foi lançada. O goleiro salta lateralmente com uma perna de apoio no chão e lança a outra na direção da bola junto aos braços.
Treino de deslocamento
Outra função do treinamento de goleiro no handebol é o aperfeiçoamento das demais habilidades individuais do atleta, como o deslocamento e o contra-ataque. O primeiro, por exemplo, divide-se em três tipos. Confira!
Semicírculo
Esse nome foi dado devido ao semicírculo que é formado entre as traves. O goleiro acompanha a troca de passe da equipe adversária com o movimento de semicírculo, partindo da posição básica em deslocamento lateral, com o corpo sempre posicionado na direção da bola.
Ataque à bola
Essa habilidade é um estilo de descolamento que é feito para a frente. Normalmente, é usada quando o atacante está cara a cara com o goleiro. Usualmente, esse descolamento é realizado junto à defesa do tipo X, com o intuito de reduzir os ângulos do atacante adversário.
Defesa de ponta
Apesar de ser uma defesa, essa técnica é reconhecida como descolamento porque o goleiro usa parte do corpo para fechar um canto do gol, enquanto ele protege o outro canto com o braço e a perna. É um estilo de jogada que pode ser usado quando a equipe adversária ataca pelas pontas.
Você quer se aperfeiçoar no Treinamento de Goleiros de Handebol?
O curso Treinamento para formação do Goleiro de Handebol é explicativo e tem mais 25 vídeos de treinamentos específicos para formação do goleiro de handebol.
O objetivo desse produto é ajudar a treinadores e preparadores goleiro de handebol ou educadores físicos que trabalham com a modalidade, a formarem e desenvolverem ao máximo as capacidades de seus atletas, nos aspectos cognitivo, coordenativo e tático. Clique aqui e saiba mais!
NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Comente:
Principais técnicas de treinamento de goleiro no handebol
Editado por ADMIN
on
06:42
Nota do Post: