O "armador principal", também chamado de "posição 1" em português ou apenas de "armador". Tradicionalmente trata-se do jogador responsável por criar jogadas para os outros, passando a bola, encontrando espaços e ditando o ritmo do jogo, geralmente sendo o de estatura mais baixa da equipe.
No basquete atual, isso mudou um pouco: o "point guard" tem agora a função de fazer o esquema tático da equipe funcionar, seja pontuando, atacando a cesta, arremessando, passando a bola ou defendendo, dependendo do esquema tático de sua equipe.
Ele é o elo principal entre o técnico da equipe e a quadra, de modo que precisa receber a confiança de que fará o esquema tático funcionar, chamando as jogadas e organizando os companheiros. Muitos armadores agora são bastante altos, o que permite que empurrem defensores menores e tenham uma melhor visão da quadra, e a enorme maioria deles são grandes pontuadores.
Armadores que ainda têm como função apenas passar a bola para os companheiros são chamados de "point guards clássicos" ou "point guards puros". O termo "point", sozinho, ainda é usado para se referir à armação do jogo, à construção de jogadas.
Quando se diz que em determinado momento do jogo LeBron James está "running the point" isso significa que é ele quem está criando as jogadas de sua equipe.
Exemplos de jogadores: os atuais Chris Paul, Stephen Curry, Kyrie Irving, Russell Westbrook e John Wall; e os aposentados Magic Johnson e John Stockton
NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .