O treinamento físico é uma importante área de atuação profissional da Educação Física e do Esporte. Ela tem por objetivo precípuo, a melhoria do desempenho físico-esportivo através da aplicação de um processo organizado e sistemático composto por exercícios físicos. Nos últimos anos, os progressos tecnológicos e nos métodos de investigação científica nas diferentes subáreas relacionadas ao treinamento físico trouxeram um avanço significativo na obtenção deste objetivo.
O treinamento físico irá avaliar, identificar, organizar e sistematizar todas as variáveis próprias do desenvolvimento de uma prescrição contextual e individual do exercício. É essa condição que garante ao processo de treinamento físico o título de ciência.
Sim! As ciências do treinamento são importantes para desenvolver métodos que garantam a segurança, adaptação, efetividade e viabilidade dos movimentos corporais. Além disso, são necessárias para a otimização dos benefícios biopsicossociais característicos da prática regular de exercícios físicos.
A aplicabilidade desses benefícios é vasta e igualmente relevante nas diversas esferas envolvidas nas ciências do treinamento físico. Estamos falando do alto rendimento, saúde, performance, reabilitação física e lazer.
Para se manter atualizado nessa área, uma das formas mais utilizadas é a leitura de artigos científicos sobre o assunto. O CD de artigos sobre Treinamento Desportivo vai ajudar nesse objetivo de se manter atualizado. Clique aqui e conheça!
NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .