Tiago Henrique de Oliveira Camilo (Bastos, 24 de maio de 1982) é um judoca brasileiro, campeão mundial e vice-campeão olímpico das categorias meio-médio e leve.
O judoca começou no esporte em Bastos, cidade em que cresceu, aos quatro anos, por influência do seu irmão Luis Camilo (o Chicão) - que foi ouro em Santo Domingo-2003. "O meu pai achou bom porque dava muita disciplina. O que o judô me ensinou, eu sigo fora do tatame também", conta o judoca.
Quando tinha sete anos, o técnico reparou que ele teria jeito para competir. Aos 14 anos, decidiu ir para São Paulo junto com o irmão para participar de um projeto do governo estadual de incentivo ao esporte.
Paulista de Bastos, com cinco anos de idade, Tiago Camilo foi assistir ao irmão Luís em uma aula de judô e, no dia seguinte, já estava de quimono, pronto para estrear no tatame. Medalhista olímpico de prata com apenas 18 anos, nos Jogos de Sydney, Tiago Camilo repetiu o feito em 2008, nos Jogos de Pequim, dessa vez conquistando a medalha de bronze.
Nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, ele foi medalha de ouro, mesmo disputando uma categoria acima da sua habitual.
Em setembro de 2007, sagrou-se campeão mundial na categoria meio-médio no Campeonato Mundial realizado no Rio de Janeiro, vencendo todas suas sete lutas por ippon.
Em 12 agosto de 2008, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China. Tiago levou o bronze ao vencer por desistência, com um minuto para o fim da luta, o holandês Guillaume Elmont.
NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Comente:
Ídolos do Esporte #28 - Tiago Camilo
Editado por Dani Souto
on
13:10
Nota do Post: