Você já se fez essa pergunta: qual é a melhor forma para que as crianças tenham sua iniciação adequada ao esporte?
Muitos pais querem que seus filhos tenham uma vida ativa e saudável ou que se tornem grandes atletas no futuro, e as crianças estão se identificando cada vez mais com os atletas que se destacam em suas modalidades esportivas. Por isso os pais levam cada vez mais cedo as crianças para escolinhas e clubes para participarem de atividades esportivas. Porém para que não se tenha frustrações com o desempenho e a saúde desses pequenos atletas, é necessário direcionar as atividades de acordo com o desenvolvimento apresentado pela criança. Por isso é importante que se esclareça os métodos mais corretos e efetivos no que diz respeito ao treinamento desportivo de jovens e crianças.
Para que a criança adquira, de forma saudável, novas habilidades é necessária uma liberdade para a realização e exploração espontânea das ações, os pais devem abrir mão do controle excessivo e deixar as crianças fazerem suas descobertas, o que auxilia no desenvolvimento motor das mesmas. O professor precisa estimular, pelo menos, os esportes básicos dados nas aulas de educação física. Uma vez experimentado isso, é mais seguro definir se a criança seguirá em algum esporte de forma mais "séria".
A iniciação ao esporte deve ser realizada por um profissional da área, que poderá observar e atender as particularidades de cada criança, formando assim uma sólida base para que a mesma continue no caminho do esporte e consiga desenvolver e explorar seu potencial ao máximo.
Alguns treinadores cometem um erro terrível quando buscam nas crianças resultados rápidos, submetendo-as a treinamentos rigorosos, muito repetitivos e específicos, se preocupando apenas em desenvolver habilidades para um determinado esporte. Isso pode trazer consequências negativas para a vida da criança, como por exemplo, o desenvolvimento limitado das aptidões motoras, lesões adquiridas pela grande intensidade dos treinos, a desmotivação e o abandono do esporte e desgaste psicológico por conta do excesso de pressão aplicada a elas.
É importante que os programas de treinamento esportivo sigam respeitando os estágios do desenvolvimento dos atletas, desde a iniciação até o alto rendimento para não prejudicar o desenvolvimento do jovem atleta.
NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Comente:
Iniciação adequada ao Esporte
Editado por ADMIN
on
06:45
Nota do Post: