O Remo é um esporte completo, que exige velocidade, força, resistência e exige esforço da região peitoral, abdômen, quadríceps, panturrilha, bíceps e deltóide. Sendo assim, os remadores precisam ser muito fortes e com grande capacidade aeróbica. Desta maneira os atletas em geral são altos (em média 2,00m de altura) e com membros longos, com o objetivo de ter uma remada mais ampla. O atleta utiliza os braços para movimentar o remo e fazer o barco fluir com rapidez, em rios, mar ou lagoas. O atleta acomoda-se em um barco estreito, com bancos móveis e de costas para a meta.
Os tipos de Remo podem ser, Punho, Tacão, Pá, Cana e Espinha. Os tipos de Barcos mais comuns são, para um remador, Skiff. Para dois remadores, Double Skiff e Four Skiff, para quatro remadores. Os remadores possuem nomenclaturas diferenciadas, de acordo com a posição dentro do barco. O Remador da Proa, está próximo da proa do barco, e age como um ponto e equilíbrio. O Sota-Proa é o que se posiciona antes do Proa. O 1º Centro está antes do Sota-Proa. O Remador 2º Centro posiciona-se antes do 1º Centro. O Sota-Voga, está atrás do Voga. O Voga dá o ritmo ao barco. Timoneiro: O que comanda o barco e controla o leme. E por fim, o Meia Nau, aquele que se localiza no meio. O esporte ainda utiliza a chamada Localização no barco, como Bombordo, que é o lado direito do barco, Boreste, lado esquerdo do barco, Proa, lado de deslocamento do barco e Popa ou Ré, local de partida do barco.
NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .