Ao longo do tempo, os estádios de futebol se transformaram em modernos centros esportivos. Em pouco mais de um ano, o Mundial de futebol será disputado no Brasil. Para isso, o país está reformando alguns de seus estádios mais importantes.
O novo Maracanã
O Maracanã é uma das arenas mais impressionantes do mundo, não só pela magnitude, mas por seu significado cultural. Construído para o Mundial de 1950, no Rio de Janeiro, será o estádio que abrigará o maior número de partidas da próxima Copa do Mundo.
A reforma do Maracanã para Copa 2014 respeitou a sua concepção original. Com espaço para 76.935 espectadores, continuará a ser o maior estádio do Brasil. Será construída uma nova tribuna com uma visão melhor do campo, todos os assentos serão trocados e o novo teto recolherá a água da chuva.
Beira-Rio
Outro dos estádios que sediará o Mundial do Brasil 2014 é o Beira-Rio, em Porto Alegre, arena do Sport Club Internacional, que conta com 51.300 assentos. O estádio terá um teto metálico que cobrirá toda a área destinada ao público e 5 mil cadeiras VIP. Entre as reformas mais importantes, foi a ampliação do estacionamento para 8 mil carros. Também está prevista a construção de um hotel.
Allianz Arena, Munique
Entre os estádios mais impressionantes do planeta, também se destaca o Allianz Arena, cuja construção começou em 2002. Localizado em Munique, na Alemanha, tem capacidade para 69.900 espectadores e é um dos mais modernos do mundo. Uma de suas particularidades é que sua fachada externa muda de cor de acordo com a equipe que está jogando.
Conta com um estacionamento externo com espaço para 9.800 carros e um interno com capacidade para outros 1.200. Também tem dois restaurantes para mil torcedores, e outro mais exclusivo, para quatrocentos, além de 190 monitores e palcos VIP equipados com os mais modernos recursos tecnológicos.
Estádio Nacional, Pequim
Com capacidade para 91 mil espectadores, o Estádio Nacional de Pequim, na China, um dos mais formidáveis, foi a sede principal dos Jogos Olímpicos de 2008. O Ninho de Pássaro, como é conhecido devido ao design peculiar, segue um conceito de construção sustentável: a água da chuva que cai sobre a superfície do teto é reutilizada para a limpeza e irrigação do gramado. Conta também com aquecedores solares para regular a temperatura, além de um restaurante e um cinema.
Estádio de Wembley
Reformado em 2006, o estádio londrino de Wembley é famoso tanto por suas dimensões (capacidade para 90 mil espectadores) como por sua história. Uma de suas características mais impactantes é o teto retrátil: em menos de uma hora, pode ser fechado completamente. Também conta com escadas rolantes mecânicas para o acesso aos diversos níveis, 12 restaurantes e 58 lojas.
NÃO PERCA:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
GRÁTIS - Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .